Gestarmauriti's Blog

Relatório de prática em sala de aula com os alunos do 8º ano “A” do Ensino Fundamental II do turno diurno da Escola Centro Educacional de Mauriti – CEM Aluna: Maria Alice Tavares Leite | junho 22, 2010

Atividade sugerida no AAA6, versão do professor, leitura e processos de escrita II, atividades de apoio à aprendizagem, páginas 20, 21 e 22, e versão do aluno, página 20 e 21. Essa sala é composta por 32 (Trinta e dois) alunos.

Iniciamos nossa conversa organizando a sala em grupos de três ou dois alunos. Após perguntamos quem conhecia uma Charge, o que significavam, onde podíamos encontrar; houve um grande silêncio e em meio a esse momento um aluno falou que é uma leitura de humor. Aproveitamos para reforçar o conceito e apresentamos uma Charge, que foi passada de grupo em grupo. Em seguida, perguntamos quem conhecia a Tirinha e dessa vez, todos souberam dizer e mostraram que nosso livro didático contempla esse tipo de leitura. Distribuímos para cada grupo, diferentes Tirinhas para que observassem a gravura e a escrita contida nos balões.

Terminamos esse momento e fomos entregando a xerox  dos quadrinhos da Mafalda em cada circulo, pois o objetivo dessa aula é analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual. A partir da investigação dos argumentos do texto e insistindo para que eles analisassem a estrutura do mesmo, os objetos presentes em cada quadro, a sequência dos fatos, o que chama mais a atenção, os movimentos e as expressões dos personagens, em fim, cada detalhe que Quino fez questão de colocar para sustentar seu argumento. Cada grupo falou oralmente o que achavam. Lemos e comentamos a Biografia do autor.

Passamos o exercício proposto e observamos o êxito desse trabalho, quando de posse das respostas, constatamos que o objetivo foi alcançado. Em anexo cópia da Charge, das outras Tirinhas utilizadas na atividade e dos quadrinhos da Mafalda que serviram de modelo para a realização da tarefa proposta.

Orientados para responderem as questões abaixo descritas, eis às respostas de alguns grupos como amostra desse trabalho:

1) Observe que Mafalda se refere a um doente em especial. Quem está doente?

2) Como Mafalda fica sabendo do “estado de saúde” do doente?

3) O pai de Mafalda, ao ver o doente, acredita ou não em sua filha?

4) Quais poderiam ser os argumentos de Mafalda para acreditar que o mundo está doente?

5) Quino, o criador da tirinha , utiliza quais informações para convencer o leitor a respeito dos argumentos da Mafalda?

6) Por que o pai da Mafalda concorda com a filha somente quando chega ao trabalho?

7) Segundo os argumentos utilizados nas tirinhas da Mafalda, as ideias da menina se identificam com o pensamento infantil ou adulto? Por quê?

8) Agora é sua vez de pensar sobre as ideias da Mafalda. A partir do mesmo argumento apresentado nas tirinhas, construa um parágrafo sobre a provável “Doença do Mundo” apontada por Mafalda.

Respostas das Alunas Fransualves e Kléssia Soares

1)    O planeta terra.

2)    Pelo noticiário do rádio.

3)    Não, porque achou que Mafalda estava apenas brincando ao dizer que o mundo estava doente. Ele não se preocupa com as palavras e os gestos de Mafalda.

4)    As noticias ajudaram ela a perceber que o mundo estava muito doente e precisando da nossa contribuição.

5)    Os desenhos, a fala dos personagens e suas ações, os abjetos presentes em cada cena são para convencer o leitor que o mundo está doente e Mafalda após o noticiário passa a cuidar do planeta terra como se fosse uma criança.

6)    Porque ao virar a esquina vê um menino doente e aí ele percebe a miséria no mundo daquela criança.

7)    Adulto, porque para uma criança o gesto que ela fez pelo planeta terra foi muito importante. Veio nos mostrar que temos que ajudar a cuidar do nosso planeta, pois se não cuidarmos dele iremos acabar com a vida humana.

8)    As doenças que Mafalda se refere são: poluição, desmatamento, as fumaças dos carros e das usinas que estão prejudicando cada vez mais o nosso planeta, a pobreza, falta de emprego e moradia, as doenças que afetam todos, as guerras e muitas outras.

Respostas dos alunos: José Jailson Furtado de Sousa, Cícero Cristian de Oliveira Silva e José Bruno Furtado de Sousa

1)    Ela se refere ao planeta terra.

2)    Ela ficou muito preocupada ao ouvir pelo rádio as noticias sobre o planeta terra.

3)    Não, porque o pai da Mafalda pensa que ela está brincando.

4)    As noticias que ela vai escutando sobre as doenças, mortes, destruições, desmatamentos e outras mais, fazem com que ela passe a cuidar do planeta como se fosse uma criança indefesa.

5)    As imagens, os objetos e as falas dos personagens.

6)    Porque ele viu um menino com fome, na miséria, na rua, sem ninguém para lhe proteger contra o mal.

7)      Adulto, porque ela pensa igual uma pessoa adulta querendo cuidar do planeta. Os adultos de hoje não pensam em nosso planeta.

8)    A provável doença do mundo é o desmatamento,  a poluição dos rios e lagos, as queimadas. Esses são alguns argumentos utilizados nas tirinhas que preocupam a Mafalda.

Respostas dos alunos João Rennam e Damião da Silva

1)    O planeta terra.

2)    Através do radio e dos jornais.

3)    Não, porque ele pensa que Mafalda está brincando.

4)    As noticias sobre guerras, fome, miséria, poluição, doenças, desmatamento.

5)    Os quadrinhos, as imagens e as falas dos personagens.

6)    Porque assim que ele saiu de casa viu um menino mendigo vendendo jornais.

7)    Adulto, porque ela assistia os noticiários e escuta falar do aquecimento global, do desmatamento etc.

8)    A poluição dos rios e das praias, o desperdício de água, as doenças das crianças, o desmatamento, e outras mais que aprecem todos os dias.

Respostas dos alunos Antonio Carlos, Valdeilson e Brendo

1)    O planeta terra.

2)    Pelo noticiário do rádio.

3)    Não, porque vê ela brincando com o globo.

4)    Aquecimento global, desmatamento, poluição e etc.

5)    O desenho e a fala dos personagens e uma criança mal vestida.

6)    Por causa da criança da rua.

7)    Adulto, porque ela já pensa no futuro.

8)    O aquecimento global, o desmatamento, a poluição, jogar lixo nas ruas e desperdiçar água, deixar lixo em casa, deixar as plantas morrer de sede.

About these ads

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisa

Navegação

Categorias:

Links:

Arquivos:

Feeds

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: