Gestarmauriti's Blog

Relatório da 1ª formação | setembro 14, 2009

Aos 29 de junho a 03 de julho de 2009 aconteceu a primeira formação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- GESTAR no Colégio Batista Santos Dumont em Fortaleza- Ce. Foram dias de muita troca de experiência  e aprendizagem.

No primeiro dia aconteceu no auditório da referida escola um momento indispensável, uma aula inaugural esclarecendo como o programa funciona e quais os aspectos relevantes de cada área, ou seja, Língua Portuguesa e Matemática, com a participação de professores formadores da UNB das duas modalidades.

Após as divisões por área de atuação fomos direcionados a fazer uma reflexão em grupo sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa, como é essa atuação? Quais as competências precisam ser inerentes a esse profissional? Quais os aspectos que dificultam o trabalho pedagógico do professor de Língua Portuguesa? Como esses entraves podem ser resolvidos? Quais elementos presentes na sociedade contribuem para o trabalho do professor na sala de aula? A Língua Portuguesa é interdisciplinar. Como essa interdisciplinaridade pode estar presente na organização do trabalho do professor de Língua Portuguesa? O trabalho desmotivado do professor de Língua Portuguesa pode ser fator que contribui para inclusão ou exclusão social. Como o grupo percebe essa afirmação?

No segundo dia de formação foi esclarecedor, tivemos uma rápida explanação sobre: Os Gêneros Textuais onde foram trabalhados (bula de remédio, cupom fiscal, reportagem, certidão de nascimento, boleto bancário, bilhete, poema, rótulo, agenda cultural, crônica, ficha de inscrição, propaganda, receita culinária, manual de computador, atestado, horóscopo, carta, fatura, oração), tudo isso no período da manhã. Na parte da tarde fizemos uma leitura compartilhada do texto: Gêneros Textuais Tp3 pág 45 e 46, vimos os slides sobre os tipos textos: Narração, Argumentação, Descrição, Injunção e Exposição.

No terceiro dia tivemos  o privilégio  de contar com uma oficina de cordel, muito interessante, como trabalhar a xilogravura no esopô, como distribuir os versos no cordel, etc

O quarto dia foram trabalhados várias situações de leituras e os grupos expuseram suas experiências através da simulação de uma oficina, com apreciação e interferência da professora formadora: Valquiria Bezerra, que tão bem orientou os trabalhos ora elaborados.

O quinto dia , começamos por apresentar os trabalhos elaborados referentes as oficinas. Após as apresentações fizemos a leitura compartilhada do texto: A gravidez da amizade de Tompson, em seguida trabalhamos a dinâmica das cores relacionando vida profissional e pessoal com a professora Cecília de Brejo Santo-CE.

O encerramento ocorreu com orientações sobre o blog, relatório mensal, etc.

Essa formação acresceu magnanimamente os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, a forma como devemos trabalhar com os professores cursistas, todos construindo sua própria aprendizagem, buscando melhorar seu desempenho profissional.

Formadora: Flaviana Alves Nóbrega.

___________________________________________________________________

Memorial

___________________________________________________________________

Numa pequena cidade  do interior, no sul do Ceará chamada Mauriti nasceu uma menina que ecebeu como nome Flaviana Alves, logo nos primeiros anos de vida já demonstrava gosto pela leitura e escrita. Nessa época minha mãe e minha tia sempre me incentivavam no mundo da leitura,dessa descoberta linda e mistificadora. Em 1984 ingressei no primeiro ano da escola regular na Instituição de Ensino : Centro Educacional de Mauriti. A Alfabetizadora que acompanhou-me foi Florentina Martins, amante da leitura sempre trazia leituras interessantes para a sala de aula.Ela muito inteligente, dedicada, possuia na sua casa  livros de histórias clássicas, como ela morava bem próximo pedi emprestado  o primeiro livro que li;Cinderela, o que mais fascinou-me nessa história foi a beleza da moça, sua bondade, apesar do sofrimento dela, não se deixava abater, não foi rancorosa e perdoou as irmãs e conseguiu ser feliz. Adorava escutar lindas histórias, Branca de Neve, Acigarra e a Formiga, O patinho feio, etc.

Nessa trajetória houve muitos percaussos, mas muitas aulas boas que marcaram minha vida estudantil, lembro-me de uma professora de Português do 7º ano,  trabalhava com músicas, poemas, teatro, tudo que chamasse atenção dos alunos. O espaço de paz, calmaria dentro da escola era a biblioteca. Alguns professores nos encaminhavam para esse lugar maravilhoso, eu adorava essas aulas, embora não tivesse o hábito de frequentá-la sozinha.

Os anos se passaram rápido e logo conclui o ensino fundamental, chegou uma época decisiva na minha vida, teria que optar em fazer o curso normal ou científico, optei pelo normal e dei um grande passo, escolhi ser professora e logo tracei um caminho de trabalho e muitos estudos. Nesse período nutria um afeto intenso pela professora: Eugênia Martins a qual era muito dedicada, gostava de trabalhar com textos diferentes e dinâmicas que ajudavam o aluno a apreciar a Língua Portuguesa, foi muito boa a conviveência com ela.

As aulas que mais chamaram-me atenção nessa época foram de psicologia da educação, ministrada pelo professor Pedro Nóbrega  que tão bem entendia minhas angustias como uma futura educadora. Essa disciplina ajudava a dar um norte sobre como agir com os alunos e como proceder como professora.

Existia a disciplina de Estágio Supervisionado que era desiteressante na época para mim, mas hoje acredito que todo profissional da educação necessita dessa orientação inicial para melhor desempenhar suas funções.

Poucas leituras mais profundas consegui fazer no ensino médio, mas teve uma que marcou minha trajetória como leitora, o título: Os miseráveis de Victor Hugo, essa leitura foi importante porque ajudou-me a entender como são vistos a ganância e o poder, etc.

Após concluir o curso normal almejava fazer um curso superior, mas minha cidade não disponibilizava  de universidade, logo encaminhei-me a cidade mais próxima, Crato-ce e prestei o vestibular onde fiquei nos classificáveis, mas não desisti, estudei um pouco mais, esforcei-me como pude e no próximo vestibular, no ano de 1997 passei para o curso de Letras- na Universidade Regional do Cariri-URCA.

O tempo que passei como universitária não foi fácil, pois a universidade não era o que a jovem cheia de sonhos e ideias esperava. Os desafios foram superados aos poucos com ajuda de professores que marcaram minha vida, dentre eles: Socorro Correia, Socorro Brito, Anibal, Glória e Socorro Martins que ajudaram por demais na caminhada de uma nova aprendizagem,um novo horizonte que que se abriu diante de um ser que não estava pronta  para todas essas mudanças propostas. Esses professores estavam dispostos a auxiliar-me  quando necessário, inclusive refazer trabalhos acadêmicos junto comigo, até que eu pudesse caminhar sozinha. Em relação as aulas desses professores o que me fascinava eram o domínio dos conteúdos abordados, era como se esses professores fossem capazes de lidar com o conhecimento científico, em especial a professora Socorro Martins que atuava na área de Literatura Brasileira, ela plantou em mim o desejo e o amor pelas obras literárias, inclusive o amor a obra inesquecível de Clarice Lispector, apaixonei-me de uma forma alucinante por essa autora. E quando chegou o momento de  elaborar o trabalho monográfico, não tive dúvida, escrevi sobre minha escritora favorita. Ela tem uma forma de escrever tão própria, a introspecção exarcerbada que nenhum outro escritor teve a conseguiu ser.

Após dois anos de conclusão  do curso ingressei no curso de especialização em Língua, Linguística e Literatura, desde então tornei-me uma profissional que está aberta a mudanças e apta a reinventar quando preciso.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: