Gestarmauriti's Blog

Relatório Licão 1 | março 2, 2010

Sendo professora regente de Língua Portuguesa, dos cursos do 6º ao 9º ano, na E.E.F. Ossian Araripe – Palestina, é com grande satisfação que me dedico ao curso do GESTAR  bem como à aplicabilidade de suas teorias, a fim de que eu, assim como os meus educandos, possamos progredir em nossos conhecimentos.

Em virtude da Prova Brasil, nos 9º anos apliquei não uma atividade específica proposta nas unidades 9 e 10, mas um pouco dessas atividades, para explorar os descritores. Fiz uma coletânea de diversos gêneros  diferentes( receita culinária, horóscopo, fotografia, artigo jornalístico, poema, cordel, simpatia, gráficos, propaganda, anúncios, textos bíblicos, gibis, biografias, entre outros). Cada equipe deveria informar sobre qual texto, o gênero, o conteúdo/assunto, a principal informação, o objetivo/ finalidade, a opnião quanto a forma em que o conteúdo do texto estava organizado e uma segestão de um outro gênero textual, em que esse mesmo conteúdo poderia ser apresentado.

Para realização desta atividade, surgiram alguma dificuldades tanto para mim, como para meus alunos. Para mim, a falta de tempo para o planejamento, no que diz respeito a coletar textos mais adequados às turmas. E em relação aos alunos, a dificuldade de localizar informações no texto, de compreendê-lo, de extrapolá-lo. Mas foi uma sucesso. Desde o entusiasmo da turma no envolvimento da atividade à apresentação dos resultados.

A mesma experiência tive com a turma do 8º ano, que não tendo o mesmo nível de compreensão dos alunos do 9º ano, trabalhamos apenas com um texto por equipe. Só que nesta turma aproveiteio para explorar com mais particularidade o gênero biografia. Após  a apresentação do resultado da atividade (gênero textuais), apresentei textos biográficos e fizemos à exploração de suas características. Em seguida, sugeri a produção escrita e individual, onde cada um deveria escrever sua própria biografia.

A dificuldade sentida na prática dessa atividade por parte dos alunos, foi em transcrever para o papel as informações sobre suas vidas, por não conhecerem de fato sua história. Motivo este, que me fez aplicar esta atividade. E para mim, corrigir, como de fato deve ser.

Nos 7º anos não foi diferente. Também por necessidade ( em  um outro momento pude comprovar isto), praticamente de forma unânime, os alunos não tinham informações precisas sobre si, como data de nascimento, naturalidade, entre outros. Realizei a mesma atividade do 8º ano, adequando os textos à realidade da turma.

Nestas turmas a dificuldade foi tamanha, que não conseguiram realizar a atividade em sala. Em casa, no momento de execução da atividade, alguns se apegaram às informações e as transcreveram como tal ( no caso do registro), outros listaram informações soltas, mas a maioria, em todas as turmas, fez  como deveriam. E para mim, a dificuldade foi a mesma do 8º ano, a correção.

Nas turmas dos 6º anos  apenas acompanhei a realização das atividades,pois os colegas do curso desejaram executá-las.

No entanto, é gratificante ver o resultado do esforço que dedicamos à nossa missão.

PROFESSORA CURSISTA: Ana Lúcia das Chagas Santos.

E.E.F. Ossian Araripe

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2 Comentários »

  1. A educação vai mal, por a família está doente.
    Este é um fato que se agrava a cada dia, em virturde dos conflitos enfretados por pais e filhos, ora internamente(consigo, com a própria família), ora externamente(com as pessoas com quem convivem, com o meio em que estão enseridos).
    Os reflexos dessa realidade chegam à escola como um dos desafios do professor, onde a família tranfere suas responsabilidades, aquelas que ainda consideram tê-las, para a escola; e acreditam ficar tudo bem.
    Esta foi mais uma das diversas experiências que tive, como incumbência da escola/professor, quando aplicava esta atividade: a maioria dos alunos não conhecem sua própria história.
    Será esta a mais nova responsabilidade da escola, do professor, participar da vida, da história de seus alunos, mesmo antes de chegar à escola???

    Comentário por Ana Lúcia Chagas Santos — maio 18, 2010 @ 1:19 am

  2. Correções/comentário
    Linha 8: …a família transfere…
    Linha 18: …antes de eles chegarem …
    (Perdão! Falta de atençao)

    Comentário por Ana Lúcia Chagas Santos — maio 18, 2010 @ 1:41 am


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