Gestarmauriti's Blog

Cultura Popular | abril 12, 2010



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

PROPAGANDA

Levar a propaganda para a aula de leitura é de grande interesse dos alunos; contribui para compor o universo habitual dos educandos, em face ao enorme número de propagandas a que são expostos cotidianamente; colabora para que compreendam, interpretem e analisem os caminhos sutis que a propaganda percorre no sentido de nos induzir a incorporar determinados padrões de necessidade; coopera para formar leitores proficientes e críticos em relação à leitura, para poderem autonomamente agir.

O objetivo deste trabalho foi o de propiciar ao aluno leituras críticas e questionadoras que procuram ir além de uma análise de texto para a obtenção de um sentido único.

DESENVOLVIMENTO DA AULA

O estudo com propagandas iniciou com a ativação do conhecimento prévio dos estudantes; a contextualização da propaganda; o desenvolvimento de uma leitura global, por meio de questões gerais; e, em seguida, a elaboração de um rol de questões que proporcionassem aos alunos uma leitura com riqueza de detalhes nas propagandas expostas na sala de aula.. Desta forma, para a ativação do conhecimento prévio, construiu-se uma abordagem sobre as características relativas a esse gênero textual: os suportes nos quais ele geralmente circula, características de sua apresentação com o emprego de linguagem verbal e não-verbal e o seu papel na sociedade moderna. Cada aluno se dirigiu a um texto ( propaganda). Então, solicitei aos alunos que respondessem: qual era a fonte, o público-alvo, a autoria, o provável objetivo do autor, entre outras questões.

Para a realização da leitura completa e detalhada verificou-se a parte constituída por uma linguagem não-verbal, primeiramente fora discutido um objetivo para a leitura o qual consistia em depreensão do tema central do texto; após, analisou-se a importância da linguagem verbal constitutiva da propaganda, cada aluno contribuía com suas visões de mundo para que de forma coletiva todos obtivessem o maior grau possível de informatividade e pudessem apreender o conjunto da mensagem, numa relação recíproca; em seguida, enfatizando a compreensão dos pontos principais  como: Qual a temática da propaganda? Como a propaganda persuade? Onde está registrada a maior parte da propaganda? Qual o slogan da propaganda? Etc. Após todo questionamento em duplas pedi que eles criassem uma propaganda de sua autoria, usando criatividade para a construção do texto que seria verbal e não- verbal. Todos fizeram com entusiasmo e apresentaram de forma dinâmica.

No caso em tela, a importância da fotografia anexa à agenda, dos desenhos no papel e da figura da agenda dentro de uma mensagem publicitária. Algumas questões elaboradas nesta parte foram: A combinação de texto verbal e texto não-verbal se tornam cada vez mais comum em nossa sociedade. O que representa o espaço físico, da página direita, desenhado na propaganda? Por que a perna e a chuteira desenhadas com a bola estão do lado oposto ao gol? Por que a bola, na fotografia, está acima da cabeça do menino e não nos pés, como no desenho ao lado? A posição dos braços do menino, na fotografia, pode representar um gesto mundialmente conhecido. Qual?

CURSISTA: FRANCISCA VIEIRA ALVES GRANGEIRO

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL HUMBERTO BEZERRA – 6º ano

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: