Gestarmauriti's Blog

Relato do filme Narradores de Javé | abril 12, 2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

RALATO DO FILME – NARRADORES DE JAVÉ

Biá, que havia sido expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores, é o escolhido para escrever o “livro da salvação”, como eles mesmos chamam. O artifício de “florear” e inventar fatos locais já eram usados pela personagem para aumentar a circulação de cartas, obviamente escassas no povoado, e manter em funcionamento a agência de correio onde ele trabalha.                                                          Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é sua oportunidade de se redimir.

E a redenção parece ter que se dar justamente aflorando seu lado mais condenável. “Bendita Geni”, pois é justamente a capacidade de Biá de aumentar as histórias que traz à tona o papel do historiador interferindo na História, reunindo relatos, selecionando-os, conectando-os de forma compreensível Na coleta do primeiro relato “javélico”, Biá diz à sua “fonte”: “uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato escrito”. Esse pequeno conjunto de elementos já é suficiente para apontar a isenção e a imparcialidade impossíveis à História e ao historiador.

O filme se desenrola com a difícil tarefa para Biá: reunir uma história a partir de cinco versões diferentes – uma multiplicidade de fragmentos, memórias incompatíveis entre si. O personagem se vê entre essa impossibilidade e um futuro/progresso destruidor e irremediável.

De acordo com os assuntos estudados no Gestar II, podemos contextualizar os diversos temas abordados no filme como: a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo. Podemos ainda identificar diferentes gêneros textuais característicos daquele povo.

CURSISTA: FRANCISCA VIEIRA ALVES GRANGEIRO

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL HUMBERTO BEZERRA

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: