Gestarmauriti's Blog

Trabalho com Biografia | abril 12, 2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

TRABALHANDO COM BIOGRAFIAS

OBJETIVO:
O objetivo de estudo deste gênero foi criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.

CONTEÚDO
1. Entender que todos podem produzir bons textos.
2. Aprender características específicas das biografias: linguagem mais usual, expressões usadas, apresentação da estrutura do texto.
3. Aprender alguns procedimentos de revisão (como reler cada parte e verificar a articulação com o que já foi escrito e planejando e o que falta escrever; fazer rascunhos etc.).
4. Aprender alguns procedimentos de “análise-de-texto-bem-escrito”, ou seja, anotar palavras e expressões de que mais gostou e que gostaria de usar em seu texto, destacar a forma que o autor escolheu para comunicar uma idéia ou um acontecimento, a partir da ajuda do professor.
5. Escrever um roteiro para a produção de um texto.
6. Escrever coletivamente uma biografia.
7. Escrever a sua autobiografia.
8. Revisar o próprio texto, e inserir palavras e expressões destacadas de outros textos em atividades de “análise-de-texto-bem-escrito”, no contexto adequado.
9. Valorizar o trabalho em grupo.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
Selecionei várias biografias e autobiografias conhecidas  de personalidades da música, da pintura e da literatura.   Levei para sala, estimulei a leitura, definindo o que era uma biografia e sua importância. Promovi através do dialogo a familiarização com os textos em estudo, além de conhecer um pouco da vida de Portinari, da grandeza da obra de Mozart, das férias de Monteiro Lobato no sítio. Incentivei-os a analisar sobre a estrutura das biografias através de perguntas como: o que sempre há escrito nesses textos? Como eles começam e terminam?
Dividi a turma em grupo, favorecendo as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos, possibilitando que elas sejam colocadas em pratica.  Escrevi com eles o roteiro com todos os assuntos que gostariam de escrever nas autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais e irmãos, o que mais gostam de fazer na escola, as comidas preferidas, as histórias mais queridas, entre outros.

Mostrei que eles eram capazes de escrever a sua própria historia, e individualmente lancei uma lista com expressões, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: desde então, tal qual, predileta, emocionante, porém, silenciosamente, entre outras.
O resultado foi bastante satisfatório. Todos escreveram sobre suas vidas, e como toda sala é heterogênea alguns sempre se destacam desenvolvendo um trabalho com maior perfeição.

CURSISTA: FRANCISCA VIEIRA ALVES GRANGEIRO

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL HUMBERTO BEZERRA – 6º ano

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: