Gestarmauriti's Blog

Trabalhos da E.E. Edson Olegário de Santana | abril 24, 2010

E.E.F. EDSON OLEGARIO DE SANTANA – COITÉ 

RELATÓRIO N° 01

 TP3- O CONHECIMENTO INTUITIVO DE GENERO. Pág. 15 e 16

 AVANÇANDO NA PRATICA- Pág. 25

No mês de setembro retornei a escola para por em pratica o GESTAR. Ao entrar na sala, alguns alunos perguntavam o porquê da minha visita, pois eu estava de licença nesse período.

Então expliquei que estava participando de uma formação e precisava da participação deles. Comecei falando do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, falei dos objetivos e dos professores responsáveis pelo GESTAR.

Como estávamos estudando o TP3 perguntei aos alunos que desse algum exemplo de texto que haviam lido. Poucos falaram, pois para ele não estava claro a verdadeira definição de texto.

Após esse breve comentário pedi para se dividirem em equipes e analisar as figuras das paginas 15 e 16 do TP3 escrevessem o que as pessoas estão fazendo. Ao final eles perceberam que as imagens transmitem uma informação e que os textos podem ser: visual, oral e escrito.

Na semana seguinte, voltei a escola com um novo texto, a biografia de Carlos Drummond de Andrade. Perguntei se já tinham ouvido falar desse autor, a maioria, disseram que não. Distribui os textos xerocados e pedi para fazerem a leitura. Depois perguntei quais as informações que continha no texto? Qual era a principal característica de um texto biográfico?

Para ampliar ainda mais o conhecimento pedi para pesquisarem outras biografias e trazer para sala. Foram lidas biografias de Machado de Assis, Monteiro Lobato, José de Alencar e outros menos conhecidos como: Ruth Rocha, Thales Guaracy, Esmeralda Ortiz e Miriam Portela.

Após a leitura pedi para os alunos criarem sua própria biografia. Ao final todos socializaram sua história de vida.

 Maria Euveniana de Lacerda

E.E.F. EDSON OLEGARIO DE SANTANA – COITÉ

RELATÓRIO N° 02

TP3 – GENEROS TEXTUAIS

AVANÇANDO NA PRATICA PAG. 64 À 66

            Antes de dar inicio avançando na pratica pág. 64, distribuimos para os alunos os textos xerocados da pág. 15 do AAA3. Depois de lidos e comentados, solicitamos que respondessem individualmente as questões sugeridas. A maioria apresentou muita dificuldade em responder, pois alguns não tiveram contato com esse gênero textual.

            No dia seguinte xerocamos os textos da pág. 64. Dividimos em grupos de quatro pessoas e cada grupo, tinha em mãos os quatro gêneros textuais. Pois assim eles poderiam analisar todos os textos sem ter que passar para o grupo seguinte. Como eles já sabiam que tipo de gênero, estavam analisando, pedimos que destacassem as características que distinguem um gênero de outro, que informações transmitem, qual é a idéia central, etc. Todos participaram ativamente.

            Para finalizar os estudos do TP3 fizemos um sorteio de diversos gêneros. Como: carta, bilhete, poema, anúncio, romance, piada, noticia, adivinhação, conto, receita, bula de remédio, e-mail, novela, aula, música telefonema, ata, ofício, aviso, artigo de opinião, entrevista, regras de um jogo, diário, relato de experiência, crônica, perfil, lenda, fábula, trava-língua, parlenda e cordel. Cada aluno ficou para pesquisar um gênero diferente. E a socialização foi feita no momento  da roda literária em sala.

Maria Euveniana de Lacerda 

Maria do Socorro S. de Lucena

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: