Gestarmauriti's Blog

CONCEPÇÕES DO SISTEMA DA LÍNGUA: | junho 15, 2010



Língua como sistema (até os anos 60)

Ensinar português era ensinar  a conhecer/reconhecer  o sistema lingüístico, apresentando  e fazendo aprender a gramática da língua, ou usando textos para buscar neles estruturas lingüísticas que eram submetidas à análise gramatical.

Língua como instrumento de comunicação (1960-1980)

Os objetivos eram  pragmáticos e utilitários: tratava-se de desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos do aluno como emissor-codificador e como  recebedor-decodificador de mensagens, pela utilização e compreensão de códigos  diversos – verbais e não-verbais. Ou seja: já não se trata mais de levar ao conhecimento do sistema lingüístico  – ao saber a respeito da língua – mas ao desenvolvimento das habilidades de expressão e compreensão de mensagens – ao uso da língua.

Língua como enunciação (1980…)

Objetivos relativos à reflexão   e uso da língua como discurso, não apenas como comunicação, que, portanto, inclui as relações da língua com aqueles  que a utilizam, com o contexto em que é utilizada, com as condições sociais e históricas de sua utilização. O ensino da língua passou a ser considerado como instrumento de interação social.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: