Gestarmauriti's Blog

GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR TP1 – LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUAGEM E CULTURA UNIDADE II – VARIANTES LINGUÍSTICAS : DESFAZENDO EQUÍVOCOS SEÇÃO 2 – O TEXTO LITERÁRIO: AVANÇANDO NA PRÁTICA P. 76 ALUNA: MARIA EDINEUMA MARTINS DANTAS DOS SANTOS | junho 15, 2010

COMPARATIVO ENTRE OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM LITERÁRIA NO TEXTO “CASO DO VESTIDO” DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E NA MÚSICA “AMÉLIA” DE ATAUFO ALVES

Para iniciar o trabalho com os alunos do 8º ano A da Escola Humberto Bezerra, levei para a turma o poema “Caso do vestido” de Drummond. Depois de uma primeira leitura do texto, os alunos foram instigados a responder algumas perguntas, tais como:

  • De que forma está apresentada a estrutura do texto?
  • Que palavras ou expressões são estranhas para eles?
  • Qual o tema abordado no texto?
  • Que nível de linguagem o texto apresenta: formal ou informal?
  • Por que o autor utilizou o diálogo no poema?
  • Que pronomes são utilizados no poema e por que são usados?
  • Que tipo de família é apresentada no texto?
  • Como a mãe é caracterizada pelo autor?

Em seguida trabalhamos com a definição de texto literário, onde foram apresentados os elementos que permitem a construção desse tipo de texto.

Outros textos foram analisados para a melhor concretização do material estudado.

Na aula seguinte levei um som para a sala e a música “Amélia” para que os alunos pudessem fazer um comparativo entre os elementos estudados na aula anterior, como também a semelhança da temática abordada em ambos os textos. Algumas discursões foram propostas acerca do papel da mulher na antiga sociedade e na sociedade atual, já que os textos enfatizavam o comportamento feminino (nos textos em estudo um papel de submissão ao homem e desprestígio social). A aula foi bem dinâmica, onde muitos alunos além de poderem expor sua visão sobre o assundo, ainda tiveram a oportunidade de sistematizar o assunto através de um material concreto.

Como atividade de casa, pedi que os alunos se dividissem em grupos, ensaiassem o texto de Drummond  e encenassem para a turma na semana seguinte. Alguns alunos sentiram bastante dificuldade em apresentar o trabalho, outros porém, foram muito dinâmicos e conseguiram realmente surpreender com sua criatividade.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: