Gestarmauriti's Blog

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA | junho 15, 2010

1. Quais concepções de leitura têm
estado subjacentes às propostas
curriculares de ensino?
• Modelos ascendentes (bottom-up)
• Modelos descendentes (top-down)
• Modelos interacionistas
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
• DEFINIÇÕES RESTRITAS DE LEITURA
• duas definições antagônicas
a)extrair “significados”
b) atribuir
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
• CONCEPÇÕES DE LEITURA
• Bottom up (ascendente) – ênfase na
decodificação, processos lineares de resgate
do sentido (processamento lexical => resgate
das proposições => estabelecimento de
relações entre proposições / inferências.
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
• Top down (descendente) – uso de
conhecimentos extra-textuais (conhecimentos
prévios) e de pistas gráficas
concomitantemente, através de estratégias de
leitura.
• Interacionista – uso de diferentes estratégias,
dependendo de vários fatores (experiência
leitora, familiaridade com o gênero e o tema,
objetivos de leitura).
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
Ler é uma atividade social.
• As características do texto e as finalidades de leitura
nortearão a atividade globalmente, ativando, na nossa
memória, conhecimento prévios relevantes, que nos ajudarão
a prever o que virá e a adotar estratégias de leitura
adequadas a tais propósitos.
Usamos diferentes estratégias em diferentes situações.
As estratégias são ensináveis.
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
• É na interação de conhecimentos de três
tipos que o leitor atribui sentido ao texto.
• O conhecimento lingüístico: caracterizado
como aquele relativo à organização sintática
da língua, ao vocabulário, aos recursos
gramaticais, dentre outros.
• O conhecimento textual: relativo às
 diferentes formas de organização textual, ou
 seja, às características dos gêneros textuais.
O conhecimento de mundo: diz respeito à
familiaridade que o leitor possui com os
temas que estão sendo tratados pelos
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
Algumas estratégias e capacidades
de leitura:
Ativar conhecimentos prévios
Antecipar sentidos
Verificar antecipaçoes
Decodificar
Localizar informações
Elaborar inferências
Comparar informações
Integrar informações
Generalizar (ordenar informações;
extrair conclusões a partir de várias informações do texto)
Estabelecer relações intertextuais
Identificar tema do texto
Identificar idéia central
Monitorar compreensão de textos (…)
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
• O que é ler?
• (…) a leitura é um processo de interação entre
o leitor e o texto; neste processo tenta-se
satisfazer os objetivos que guiam a leitura.
• envolve a presença de um leitor ativo que processa e
examina o texto.
• implica que sempre deve existir um objetivo para guiar a
leitura; em outras palavras, sempre lemos para algo, para
alcançar alguma finalidade
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel
Colomer e Camps, (1991) – a leitura é o processo mediante o
qual se compreende a linguagem escrita. Nesta
compreensão intervêm tanto o texto, sua forma e conteúdo,
como o leitor, suas expectativas e conhecimentos prévios.
Para ler necessitamos, simultaneamente, manejar com
destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto
nossos objetivos, idéias e experiências prévias; precisamos
nos envolver em processo de previsão e inferência contínua,
que se apóia na informação proporcionada pelo texto e na
nossa própria bagagem, e em um processo que permita
encontrar evidência ou rejeitar as previsões e inferências
antes mencionadas.
(SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.
6. ed.
Porto Alegre: Artmed, 1998).
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Educação – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n Cidade Universitária. CEP: 50740-530. Recife – PE – Brasil
Telefone: 81 2126.8921. Website: http://www.ufpe.br/ceel

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: