Gestarmauriti's Blog

E. E. F. EDSON OLEGARIO DE SANTANA RELATÓRIO N° 04 Tp 4- Leitura e processo de escrita I AVANÇANDO NA PRATICA pág. 41 | junho 21, 2010

Em Março apresentei aos alunos as propostas do Tp 4 tratando ainda dos processos de leitura e escrita.                                                                                                                 No primeiro momento refletimos sobre o uso da escrita no seu cotidiano. E para melhor compreensão apresentei aos alunos o depoimento de Patativa do Assaré e Paulo Freire sobre suas praticas de leitura, fizemos a comparação entre os dois relatos e percebemos que o conhecimento é transmitido nos contextos sociais pelas interações e relações entre as pessoas. Cabe á escola ensinar aos alunos a dominar as técnicas de leitura e escrita, observando o meio em que vivemos.  A partir da reflexão percebemos que o uso da linguagem oral é mais freqüente, pois a linguagem escrita se utiliza mais na escola quando se realiza uma tarefa escolar.

No segundo momento xeroquei o texto da pág. 47 do AAA 4, a lenda de “Uriri e Bertolina’’.Dividi a turma em equipes, pedi para fazerem a leitura. Após a leitura perguntei qual foi a dificuldade que eles encontraram ao ler o texto. Como era de esperar algumas palavras desconhecidas por eles tornava difícil a compreensão do texto. Então solicitei que circulassem as palavras e formassem um glossário.Em seguida fizemos um releitura do texto.                                                                                     Com essa atividade ficou claro que a cultura de região do País altera a expressão oral e escrita dos usuários da língua .                                                                                    Para finalizar o nosso trabalho sobre as práticas de leitura e escrita no nosso cotidiano realizei o avançando na prática pág. 41. Eles teriam que escrever um texto informativo tendo como tema “A Festa’’. Todos os textos foram socializados em sala no momento da Roda Literária.

A Festa

No dia 09 à 19 de março, acontece na Agrovila a festa de São José. Varias comunidades participam conosco desta festa. Todos os anos a bandeira de São José fica em uma comunidade diferente, os moradores vão buscar em procissão para dar inicio aos novenários.  No dia 09 é o levantamento da bandeira de 10 à 18 são as novenas, a missa é celebrada no dia 19.

Cada comunidade da a sua contribuição para ajudar na capela. As meninas do coral cuidam da barraca de São José, nela vende muitas coisas como: bolos, cocadas, caldo, bombons, e outros. O dinheiro arrecadado da barraca também é para a capela. Todas as noites são divertidas.

Quando as novenas acabam todos nós ficamos tristes, pois a Agrovila fica muito vazia sem todo aquele pessoal que vem orar, até mesmo aqueles que não rezam faz falta. Agradecemos a todos aqueles que vinheram participar e deram sua contribuição para a reforma da capela.

ALUNA: Maria Andreza F. de Moura.  9° Ano B

Maria Euveniana de Lacerda

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: