Gestarmauriti's Blog

Relatório de prática em sala de aula com os alunos do 9º ano “B” do Ensino Fundamental II do turno diurno da Escola Centro Educacional de Mauriti – CEM | junho 22, 2010

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar / PDE

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Leitura e processos de Escrita I

TP 4

Caderno de Teoria e Prática

Aluna: Maria Alice Tavares Leite

Essa atividade está contemplada no TP4, avançando na prática, páginas 172 e 173 que nos instigam a planejarmos uma aula diferente para a prática de escrita.

Fizemos um círculo e apresentamos a proposta para a escrita de algo que costumamos fazer durante o dia e que gostaríamos de contar para a sala. Como o Flamengo havia perdido e uma das alunas tinha aniversariado, dois grupos foram se destacando e falando quase que ao mesmo tempo de tudo o que havia acontecido com a torcida dos dois times e com a festa da aluna que fizera seus quinze anos. Falei também das minhas atividades durante o dia e foquei que o mais importante é o convívio familiar.

Pedimos que cada um sugerisse um tema para a escrita. Assim tomei nota no quadro dos seguintes temas: Derrota do Flamengo, Festa de aniversário, Peça teatral: A louca do jardim, Beijar é bom, Conversar com a mãe, Arrumar as unhas, Conhecer novos amigos, Convivência com os irmãos, Filme: O Código Da Vinci, Torneio de sinuca, Sair com os amigos, Jogar bola, Dançar muito, Namorar muito, Volta do namorado, Namorado bom, Filme: O guarda-roupa e o leão, Derrota do São Paulo, Terminar namoro, Trabalhar para ganhar dinheiro, Conhecer a praia, Cachaça, Chocolate, Botafogo (3) e Fluminense (2), Participar da missa em silêncio, Vasco (1) e Flamengo (2), Ganhar uma bicicleta, Visitar a serra e tirar cajá na árvore, Tomar banho de riacho, Ir para a cachoeira, O meu dia na Carnaubinha e Amizade.

Solicitamos que cada um escolhesse um dos títulos sugeridos para a escrita. Enfatizamos a construção da coerência relacionando o titulo com o resto do texto. Comentamos sobre a importância da releitura durante a produção do texto para manter a lógica das ideias.

Em folha avulsa cada aluno começou seu trabalho. Fomos fazendo correções, apagando e substituindo palavras, mostrando a repetição das mesmas, arrumando os parágrafos. Percebemos que alguns não queriam refazer o seu texto. Era como se aquelas palavras estivessem no lugar certo e ninguém pudesse tocá-las. Novamente falamos que aquele momento era importante tanto para eles quanto para nós, pois algo estava sendo escrito e tinha muita importância para as nossas vidas. Alguns falaram declaradamente da dificuldade que sentem quando são cobrados quanto à escrita e esta não está pronta, e sim precisa sair da mente de cada um.

Portanto, percebi que esse universo precisa ser bastante trabalhado. Fizemos a leitura das produções uma a uma e atestamos que andamos longe do domínio da escrita padrão. Devolveremos as produções e em sala faremos no geral as devidas correções, para que cada aluno possa rever seu texto, modificar o que for necessário e refazer o seu escrito. Em anexo cópia de algumas produções.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: