Gestarmauriti's Blog

Relatório de prática em sala de aula com os alunos do 9º ano “A” do Ensino Fundamental II, do turno diurno da Escola Centro Educacional de Mauriti – CEM. | junho 22, 2010

Secretaria Municipal da Educação do município de Mauriti

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar / PDE

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Gêneros e tipos textuais

AAA3

Atividades de apoio à aprendizagem

Aluna: Maria Alice Tavares Leite

Mauriti – Ce, abril de 2010.

Essa é a terceira aula da unidade nove do livro versão do professor e aluno, caracterizando anúncios, páginas 23, 24 e 25, que traz como objetivo, auxiliar os alunos a perceberem os traços razoavelmente sistemáticos de determinado gênero (o publicitário). Sala com 37 (Trinta e sete alunos). Dividimos a sala em quatro grupos e propomos que analisassem as imagens do texto um e do texto dois. Fomos fazendo a leitura das imagens, das palavras, o que elas queriam nos falar naquele momento e assim iniciamos nossas discussões.

Como a imagem não está colorida, teve alguns pontos que não puderam ser vistos, como por exemplo, as faíscas das rodas traseiras, as cores das roupas ou dos produtos, porém não impediu o êxito da tarefa e a empolgação dos alunos em relatar o que viam.

Orientamos que observassem onde os textos haviam sido publicados, a edição, o ano, e assim, cada grupo foi conversando entre si.

Após lançamos as seguintes perguntas para cada texto que foi respondido pelos grupos:

Texto 1:

1) A que publico se dirige mais diretamente este anúncio? Que elementos indicam esse alvo?

2) A parte verbal do texto é bem curta. Analisem cada parte do texto: a) no alto da página; b) no meio dela; e c) na parte de baixo: posição das palavras, cores, os elementos da frase (sobretudo os verbos).

3) Que sugestões a imagem do tigre lhe traz?

4) Vocês percebem algum tom de humor ou brincadeira no texto?

Texto 2

1) Observem as capas das revistas. Vocês conhecem todas as personagens das capas? Façam o retrato de cada uma.

2) Por que é Magali e não uma das outras personagens que está em destaque?

3) Neste texto não há imperativos, nem muitas frases para convencer o leitor a comprar as revistas. Como os anunciantes sugerem a compra?

Respostas dos grupos:

Texto 1:

1) Esse texto se dirige mais diretamente às crianças, porque fala de cereais sucrilhos e que tem muita vitamina. O skate é um esporte para crianças e jovens. O tigre fazendo manobras radicais e onde foi publicado o anúncio.

2) Kellogg’s é a marca do cereal, no meio aparece em destaque à propaganda do cereal e em baixo da página outra propaganda bem menor dizendo, desperte o tigre em você.  3) A imagem do tigre quer mostrar que o cereal dá energia para fazer exercícios e praticar esportes. 4) De humor e brincadeira, porque a propaganda está dizendo para você não quebrar os dentes, pois se isso acontecesse, ficaria sem comer sucrilhos.

Texto 2:

1) Sim. Cascão não gosta de água, Cebolinha não gosta do coelho da Mônica e ela é dentuça e vive batendo nele, Magali gosta de melancia, Chico Bento é caipira. 2) Para incentivar as crianças a comerem legumes, frutas e ficarem saudáveis para lerem todas essas historinhas. 3) Mostrando que são historinhas divertidas para as crianças e que só poderia ter a Magali na capa.

Alunos: Kleison, Igo, Vinicius, Luiz Victor, Wellinton, Luandersosn, Fábio e Weslei.

Texto 1:

1) Se dirige ao publico jovem e infantil.

2) a: Kellogg’s é a marca do produto; b: você precisa comer sucrilhos para ficar forte e ter mais energia; c) o verbo despertar, “despertar o tigre em você”.

3) Que se você comer sucrilhos kellogg’s, você vai ficar forte como um tigre.

4) Brincadeira, porque ele fala da segurança que o skatista precisa ter nas manobras e ficar com os dentes para comer sucrilhos.

Texto 2:

1) Magali, brincalhona e engraçada, come muito, Mônica é briguenta, Cebolinha troca o “R” pelo “L”, Cascão não gosta de tomar banho, Chico Bento com seu modo caipira de ser alegre. 2) Porque a propaganda estava procurando um ponto de incentivo para os consumidores comprarem as revistas e a Magali é um exemplo de consumidora, pois vive comendo, por isso dizer que são historias deliciosas. 3) Com as figuras que são tão engraçadas quanto às historinhas.

Alunos (as): Joseane Barbosa, Lo-ruama Nogueira, Maria de Lucena, Joyce Pereira, Maria Amanda de Morais, Ana Clessia, Francisco Welington Cavalcante da Silva e Ramilson Praça.

Texto 1:

1) Dirige-se às pessoas que gostam de comer cereal, como nós por exemplo, porque ele dá força, bastante energia e disposição para praticar manobras radicais. 2) No alto da página está mostrando a marca do produto que é “Kellogg’s”. No meio está mostrando o anúncio no skate e o tigre em uma manobra radical. Na parte de baixo, mostra a caixa do produto e a frase: Desperte o tigre em você. Verbo: despertar. Despertar em quem? Em nós, consumidores dos sucrilhos. 3) Comprar um produto de qualidade e poder transmitir força e energia para as pessoas. 4) De humor e brincadeira o que vai fazer você ter interesse em comprar o produto.

Texto 2:

1) Mônica é divertida e vive batendo nos meninos com o seu coelhinho, Cebolinha é bem brincalhão, troca a letra “R” pelo “L”, Magali é uma menina adorável e gosta muito de comer melancia, Chico Bento é extrovertido com seu jeito maturo, Cascão é um pouco sério, um pouco brincalhão, mas não gosta de tomar banho. 2) Porque a Magali é a mais divertida e come bastante e isso chama mias a nossa atenção na hora de comprar a revista. 3) Ele está convencendo a partir das variadas imagens engraçadas e das poucas palavras, porque os personagens e como eles estão já fala tudo.

Alunas: Ananda, Dayany, Dorotéia, Jaqueline, Jailma, Joélia, Vânia e Sarah.

Texto 1:

1) Pré-adolescentes e adolescentes. O skate indica esse alvo. 2) a: No alto, o nome da empresa que colocou o anúncio; b) No meio da página, uma frase que se dirige ao leitor do anúncio; c) em baixo, as caixas do produto e a frase: “Desperte o tigre em você”. 3) Traz diversão, manobras radicais e muita alegria. 4) Uma brincadeira gostosa que provoca muita alegria e descontração.

Texto 2:

1) Magali come muito e adora melancia; Chico Bento é o matuto da turma; Mônica vive batendo nos meninos com seu coelho; Cascão, o que não gosta de tomar banho e Cebolinha, troca algumas letras. 2) Porque ela come muito e incentiva os outros a comerem. 3) Uma das sugestões são as palavras: “Historinhas tão deliciosas”, pois chama a atenção de quem está lendo o anúncio.

Como resultado final, diríamos que foi prazeroso trabalhar com anúncios, pois as imagens contempladas nessa atividade, já fazem parte do universo dos adolescentes. Eles leram historinhas da Turma da Mônica, outros ainda hoje gostam de ler, assim ouvimos muitos testemunhando. A imagem do tigre também é bastante conhecida entre eles.

Todos esses ingredientes foram favoráveis para o excelente desempenho dessa tarefa.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: