Gestarmauriti's Blog

Relatório de prática em sala de aula com os alunos do 9º ano “A” do Ensino Fundamental II do turno diurno da Escola Centro Educacional de Mauriti – CEM | junho 22, 2010

Secretaria Municipal da Educação do município de Mauriti

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar / PDE

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

AAA4 Versão do professor e Versão do aluno

Atividades de Apoio à Aprendizagem

Aluna: Maria Alice Tavares Leite

Este relato trás o planejamento de aula que aborda o tema, Mitos da escrita: dom ou trabalho? Encontram-se nos AAA’s4, atividades de apoio à aprendizagem, Unidade 16, Tema, A produção textual: crenças, teorias e fazeres, versões do professor página 111 e do aluno página 71. O objetivo é investigar as crenças e teorias a respeito do processo da escrita.

Recebemos os alunos na sala com a seguinte escrita no quadro: Mitos da escrita: Dom ou trabalho? Alguns já foram perguntando como seria aquela aula. Cadeiras em circulo, iniciamos uma investigação sobre o relato escolar de cada um deles em relação à prática da escrita.

Pedimos que relatassem as lembranças boas e as ruins e fomos escrevendo no quadro. Assim descreveram que as lembranças boas foram: alegria quando aprenderam a escrever, conhecer o universo das letras, representação da palavra com desenhos, outros lembraram o nome da professora que os alfabetizou. As lembranças ruins foram: erravam muito, melhorar a letra, praticar leitura. Com relação às frustrações com a escrita que foram ruins, tivemos a oportunidade de refletirmos juntos e motiva-los a terem essas experiências como desafios positivos, pois um pouco mais de esforço e dedicação mudará esse contexto.

Perguntamos quem achava que a escrita era um dom ou um trabalho, uma aluna respondeu que era dom, pois nem todos têm esse talento. A partir dessa resposta fomos perguntando a todos os alunos presentes. Somos um universo de 37 (Trinta e sete) alunos e desses, 23 (Vinte e três), ou seja, 62% (Sessenta e dois por cento), disseram que a escrita é um dom e 38% (Trinta e oito por cento), que representam os 14 (Quatorze) alunos achavam que a escrita é um trabalho, pois quem quer escrever bem, precisa praticar muito.

Esse debate foi muito interessante e valioso, pois pudemos perceber que ainda está presente na cultura que a escrita seja um dom. Fizemos algumas intervenções mostrando que se a escrita fosse um dom, alguns estariam sentenciados o resto de suas vidas a não dominarem a escrita mesmo que praticassem bastante, enquanto que outros dotados desse dom, nem precisariam exercitar tanto a escrita.

Assim formamos outra conversa sobre este tema e começamos a perceber que os 37 alunos já não pensavam mais como no início da aula.

Lembramos da criança que ao nascer precisa treinar para aprender a mamar, depois vai treinar para falar, engatinhar, caminhar etc. Dessa mesma forma podemos comparar com a escrita, porque ao iniciarmos nossa vida escolar começamos o treino com a escrita até assimilarmos o som com a representação da letra demanda tempo e trabalho.

Em seguida fizemos à leitura do texto: Cadernos, de Lygia Bojunga Nunes e copiamos a atividade que está contemplada nas páginas 71 e 72, AAA4 Versão do aluno. Cópia em anexo.

Portanto, pudemos observar com essa atividade que alguns alunos ainda caminham com dificuldade na hora de escrever e organizar o que pensam sobre o que foi perguntado, muitos respondem vagamente, outros, ao escreverem não relêem para poderem de fato alterar o que for preciso. Notamos que há muita pressa em entregar uma atividade como esta que requer um pensar maior, ou seja, uma reflexão mais aguçada dos tempos de escola, na iniciação com a estrutura escolar, os (as) professores (as), o som e as formas das letras. Parece não haver tantas mascas desse tempo tão fantástico. Em anexo cópia de algumas atividades.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: