Gestarmauriti's Blog

Relatório de uma aula realizada na Escola Centro Educacional de Mauriti, na série do 9º ano “A” do turno manhã,com 22 alunos, no dia 08 de novembro de 2009. | junho 22, 2010

Secretaria Municipal da Educação do Município

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Relatório

Maria Alice Tavares Leite

Novembro / 2009

Secretaria Municipal da Educação do Município

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Conforme o Avançando na Prática da página 124, da Seção 3, do TP3, apresentamos aos alunos a foto sugerida para esta atividade. Fixamos a foto no quadro e ao nosso chamado, vieram dois a dois observar a gravura. Quando todos tinham visto, começamos a conversa e cada um falou o que viam naquela imagem. Saíram várias opiniões como: homens trabalhando, é uma construção e esses homens são os responsáveis pela obra, todos estão fardados, é uma empresa semelhante a da transposição que está em nossa cidade, o primeiro homem está puxando com mais força o cabo do que os demais, eles parecem felizes com a tarefa que realizam; foram estas as respostas dos alunos e várias coincidiram. Após essas opiniões passamos para o outro passo: cada aluno escrever um pequeno parágrafo descritivo. Em seguida, quando observamos que tinham descrito a imagem que viam, solicitamos que elaborassem outro pequeno parágrafo narrativo sobre a mesma foto.

O que observamos nesta atividade:

1 – Todos gostaram de ver a imagem;

2 – Deram suas opiniões sobre o que viam, mesmo que já tivesse sido falada por outro colega;

3 – A escrita não foi realizada por todos;

4 – Alguns fizeram a descrição com muita dedicação, outros não;

5 – A narração não pôde ser concluída por todos, em virtude de terem ficado muito tempo sem encontrar a maneira de como iniciar, o que criar, embora tenhamos dado sugestões;

6 – Temos ainda um grande número de alunos com dificuldade de se expressar, repetem a mesma palavra várias vezes e não sinônimo dela, o que deixa o texto com muitas repetições e cansativo para quem lê;

7 – Poucos dominam com clareza uma ideia e conseguem colocar sabor e entusiasmo no que escrevem;

8 – Sabem que um texto narrativo difere do descritivo, e para os que ainda tinham dúvida, falamos um pouco das características de cada um;

9 – Não foi cem por cento o aproveitamento, mas acreditamos que para os que conseguiram concretizar todos os comandos da tarefa, aprenderam algo a mais no dia de hoje;

10 – É uma atividade que gera compromisso consigo mesmo, pois após um exercício como este, vemos alunos quererem mais e mais conhecimento sobre o que foi exposto para eles.

Recolhemos os textos, corrigimos e devolvemos para o aluno.

Em anexo amostra de alguns textos e a xerox da gravura.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: