Gestarmauriti's Blog

Relatório de uma aula realizada na Escola Centro Educacional de Mauriti, na série do 9º ano “A” do turno manhã,com 22 alunos. | junho 22, 2010

Secretaria Municipal da Educação do Município

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Maria das Graças Ramalho Sobral Sampaio

Maria Alice Tavares Leite

Novembro / 2009

Relatório de uma aula realizada na Escola Centro Educacional de Mauriti, na série do 9º ano “A” do turno manhã,com 22 alunos.

Aa atividades realizadas foram bem sucedidas, pois houve uma preocupação geral com a fidelidade da redação sugerida, que foi a DESCRIÇÃO de um colega, amigo ou celebridade, enfatizando qualidades físicas, psicológicas em sintonia com o ambiente descrito.

Podemos constatar progressos na escrita, na organização, na ortografia, asseio, estilo e disposição do texto.

Ficou evidente o interesse em descrever, honestamente, a pessoa escolhida.

Quanto as dificuldades, ainda persistem, como minoria, desinteresse, descaso, falta de compromisso, erros de concordância, de ortografia gritante, desorganização e trabalhos mal feitos e sem expressão.

Devido à realização de vários projetos concomitantes ao GESTAR, deixamos de fazer a outra atividade descritiva: ALGUÉM MUITO QUERIDO, ou ALGUÉM MUITO ODIADO.

NB. Trouxemos amostras de descrição de três alunos da 1ª descrição.

AAA3  do aluno

UNIDADE 11: página 70 – atividade 05 (Criando textos descritivos)

Descrição de uma pessoa, de sua convivência ou de uma celebridade (Caso seja um colega e/ou amigo (a) omitam o nome ou dê um PSEUDÔNIMO = desafiar a turma para descobrir quem está sendo descrito).

DESCRIÇÃO = pode ser física, psicológica.

ESCOLHA um tom adequado, mais sentimental ou humorístico.

TUDO vai depender da língua retratada.

OBS: Os trabalhos podem ser expostos num mural ou galeria


UNIDADE 12 (TP3) – A inter-relação entre: Gêneros e Tipos Textuais

→ Gêneros textuais e sequência tipológicas;

→ Seqüência tipológica em gêneros textuais;

→ A intertextualidade entre gêneros textuais.

Obs:

1)    Anotar pontos relevantes para levar à discussão;

2)    Da unidade 12 – Avançando na Prática desenvolvida com alunos, anotar pontos POSITIVOS, NEGATIVOS, que serão partilhados no grupão, e no final, entrega do relatório;

3)    Ênfase nas atividades:

→ Cinco da Unidade 11, TP3 páginas: 105,106;

→ Quatro da Unidade 12, TP3 página: 156, que será usada como fio condutor de uma reflexão sobre os CONCEITOS FUNDAMENTAIS TRABALHADOS e partilhados com todos;

4)    Aplicação do que aprendemos de GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS, utilizando a composição do humorista: JÔ SOARES, sobre: O SALÁRIO MÍNIMO.

UNIDADES 11  e 12 – AAA3 (do aluno)

→ Atividade 5 página 70 – unidade 11

→ Atividade 4 página 86 – unidade 12

Secretaria Municipal da Educação do Município

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

Formadora: Flaviana Alves Nóbrega

Maria das Graças Ramalho Sobral Sampaio

Maria Alice Tavares Leite

Novembro / 2009

Relatório de uma aula realizada na Escola Centro Educacional de Mauriti, na série do 9º ano “A” do turno manhã,com 22 alunos.

Aa atividades realizadas foram bem sucedidas, pois houve uma preocupação geral com a fidelidade da redação sugerida, que foi a DESCRIÇÃO de um colega, amigo ou celebridade, enfatizando qualidades físicas, psicológicas em sintonia com o ambiente descrito.

Podemos constatar progressos na escrita, na organização, na ortografia, asseio, estilo e disposição do texto.

Ficou evidente o interesse em descrever, honestamente, a pessoa escolhida.

Quanto as dificuldades, ainda persistem, como minoria, desinteresse, descaso, falta de compromisso, erros de concordância, de ortografia gritante, desorganização e trabalhos mal feitos e sem expressão.

Devido à realização de vários projetos concomitantes ao GESTAR, deixamos de fazer a outra atividade descritiva: ALGUÉM MUITO QUERIDO, ou ALGUÉM MUITO ODIADO.

NB. Trouxemos amostras de descrição de três alunos da 1ª descrição.

AAA3  do aluno

UNIDADE 11: página 70 – atividade 05 (Criando textos descritivos)

Descrição de uma pessoa, de sua convivência ou de uma celebridade (Caso seja um colega e/ou amigo (a) omitam o nome ou dê um PSEUDÔNIMO = desafiar a turma para descobrir quem está sendo descrito).

DESCRIÇÃO = pode ser física, psicológica.

ESCOLHA um tom adequado, mais sentimental ou humorístico.

TUDO vai depender da língua retratada.

OBS: Os trabalhos podem ser expostos num mural ou galeria

querido

Caixa de texto: querido

ou

Caixa de texto: ou

Descreva alguém muito

Usando o seguinte esquema (estrutura)

1) Apresentação do ambiente;

2) Surgimento da personagem;

3) Reação das demais personagens do ambiente;

4) Descrição da personagem.

Obs: Adequar a linguagem ao ambiente e às personagens apresentadas, sem contudo não ofender alguém.

Caixa de texto: Usando o seguinte esquema (estrutura)  1)	Apresentação do ambiente; 2)	Surgimento da personagem; 3)	Reação das demais personagens do ambiente; 4)	Descrição da personagem.   Obs: Adequar a linguagem ao ambiente e às personagens apresentadas, sem contudo não ofender alguém.

odiado

Caixa de texto: odiado

UNIDADE 12 (TP3) – A inter-relação entre: Gêneros e Tipos Textuais

Gêneros textuais e sequência tipológicas;

Seqüência tipológica em gêneros textuais;

A intertextualidade entre gêneros textuais.

Obs:

1) Anotar pontos relevantes para levar à discussão;

2) Da unidade 12 – Avançando na Prática desenvolvida com alunos, anotar pontos POSITIVOS, NEGATIVOS, que serão partilhados no grupão, e no final, entrega do relatório;

3) Ênfase nas atividades:

Cinco da Unidade 11, TP3 páginas: 105,106;

Quatro da Unidade 12, TP3 página: 156, que será usada como fio condutor de uma reflexão sobre os CONCEITOS FUNDAMENTAIS TRABALHADOS e partilhados com todos;

4) Aplicação do que aprendemos de GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS, utilizando a composição do humorista: JÔ SOARES, sobre: O SALÁRIO MÍNIMO.

UNIDADES 11  e 12 – AAA3 (do aluno)

Atividade 5 página 70 – unidade 11

Atividade 4 página 86 – unidade 12

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: