Gestarmauriti's Blog

RELATÓRIO – II GESTAR II Da Teoria a Prática – TP3 Conteúdo: Gênero Textual | junho 30, 2010

ATIVIDADE – AUTOBIOGRAFIA
Público Alvo: Alunos da EJA – 8º/9º
Turno: Noturno
Escola: Centro Educacional de Mauriti – CEM
Professora: Fca. Mary Ane do N. Ramalho Furtado
A atividade foi desenvolvida dentro dos padrões previamente planejado.
Para tanto, elaborou-se, conforme visto em anexo, atividade direcionada do gênero
autobiografia, tipo textual predominante narrativo, onde, a princípio, apresentou-se modelo
do gênero a ser desenvolvido, seguido de orientações específicas de cada etapa a ser seguida
pelo educando, visando orientar bem, todo o processo de elaboração com vistas ao produto
eficiente.
Assim, iniciou-se a tarefa distribuindo entre os alunos a atividade
mimeografada, com todas as orientações necessárias a sua realização.
Prosseguindo, o orientador fez a leitura de todo o material distribuído,
sendo acompanhado pelos alunos. Em seguida realizou nova leitura, sendo que desta vez, a
medida em que ia lendo, explicava a respeito da atividade prática a ser realizada, bem como,
tirava dúvidas. O educador, dentre as orientações básicas, informou, também, que os alunos
dessem respostas completas às perguntas, porque isso daria sentido ao texto na hora de
agrupá-las em parágrafos, que não se preocupassem com a parte ortográfica, pontuação,
concordância, etc., pois a primeira escrita era apenas um rascunho, até chegar ao produto
(resultado final), muitas correções seriam realizadas.
Os alunos iniciaram a atividade refletindo sobre a própria vida,
respondendo a um questionário, contendo 14 perguntas, sendo todas direcionada ao próprio
educando, já que, como é do conhecimento de todos, a autobiografia é o gênero textual em que
o autor narra sobre aspectos da própria vida.
Em continuidade, os alunos concluíram a 1ª etapa da tarefa, qual seja:
responderam ao Questionário, em 2h/a. Passando em seguida, a produção textual
propriamente dita, construção do gênero: autobiografia. Para tanto, organizaram o novo
texto, de acordo com as orientações, agrupando as respostas do questionário em parágrafos.
Concluíram, a 2ª etapa da produção do gênero mencionado em 4h/a,
perfazendo um total geral na construção de todo o texto em 6h/a (equivalente a três dias, de 2h/
a cada). Em seguida o educador, fez a leitura do texto juntamente com o aluno, mostrou as
incoerências presentes, os equívocos gramaticais e solicitou que o aluno redigisse novamente o
texto, fazendo as alterações necessárias. Vale acrescentar que alguns alunos se negaram a
realizar esta 3ª etapa (correção e redação final), apesar da insistência do educador, que expôs
os motivos, a relevância dessa etapa final para a construção do conhecimento.
Destaca-se ainda, que nesse percurso (da produção do texto), contaram
com presença marcante do educador motivando-os, incentivando-os por meio da oralidade, do
acompanhamento individual, no qual o educador circula pela sala de aula, aproxima-se de
cada aluno que se encontra trabalhando e faz a leitura do que está sendo redigido e orienta o
processo. O acompanhamento individual e coletivo é imprescindível para o êxito de todo o
processo.
Após receber todos os textos produzidos pelos alunos, o educador pediu
aos discentes que se organizassem em circulo, na sala de aula. Em seguida, expôs que cada
aluno faria a leitura do seu gênero textual: AUTOBIOGRAFIA.
A maioria dos educandos cumpriram essa tarefa e demonstraram
satisfação na sua realização.
De modo geral, posso afirmar que foi um trabalho bastante produtivo,
significativo, enriquecedor, tendo em vista os resultados satisfatórios. Ficando evidente a
compreensão dos alunos no que se refere ao conceito do gênero estudado, a sua estrutura, etc.,
e especialmente, a produção do gênero em evidência.
Informa-se ainda, que a produção é o princípio e o fim para a construção do
verdadeiro conhecimento, tendo em vista não ser exclusivamente com conceitos que o
verdadeiro aprendizado acontece, e sim, é na prática do fazer que o conhecimento é
construído.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: