Gestarmauriti's Blog

RELATÓRIO – IV GESTAR II | junho 30, 2010

Da Teoria a Prática – TP3
Conteúdo: Gênero literário e não-literário
ATIVIDADE
Público Alvo: Alunos da EJA – 8º/9º
Turno: Noturno
Escola: Centro Educacional de Mauriti – CEM
Professora: Fca. Mary Ane do N. Ramalho Furtado
A atividade que se passará a discorrer realizou-se no clima de motivação,
tendo em vista que o educador, após organizar a sala de aula (colocando as carteiras em
circulos, objetivando maior integração grupau), distribuiu entre os alunos cópias de textos
literário e não-literário, propôs inicialmente que os alunos realizassem silenciosamente e em
seguida, coletivamente a leitura da poesia intitulada “Memória”, poesia: “Ausência” e do texto
não-literário, denominado “Atividade industrial e espaço geográfico”.
Após a leitura, iniciou-se o estudo oral dos mencionados textos, que
através do diálogo, da conversação e da exposição de idéias o educador conduziu o trabalho.
A principio fez indagações a respeito:das características dos gêneros textuais abordados; o que
se entende por gênero literário e não-literário, organização dos textos, nível de formalidade
linguistica, finalidade de uso dos textos, dentre outros (com o objetivo de resgatar o
conhecimento intuitivo dos alunos a respeito do assunto em estudo, distinguir o texto literário
do não-literário e, por conseguinte com a soma de conhecimentos consolidar a aprendizagem).
Após as respostas dos alunos, o educador fez explanações mais precisas no que concerne aos
conceitos, quais sejam: Gênero não-literário (são os textos utilitários ou funcionais (informa,
convence, explica, responde, ordena, etc) tendo como finalidade maior a informação,
exemplos: texto de divulgação científica, artigo jornalistico, anúncio classificado, horóscopo,
receita médica etc.); Gênero literário tem função estética, ou seja, em qualquer situação
particular, a leitura de um texto literário desperta emoções, prazer. Tem como principal
finalidade explorar o aspecto lúdico, estético, da linguagem. Opõem-se a textos que têm como
principal finalidade transmitir informações, regulamentar comportamentos ou desempenhar
outros objetivos “práticos ou utilitários. Em fim, o texto literário se caracteriza pela
exploração de imagens que as palavras podem criar e pela finalidade de proporcionar prazer
aos leitores ou ouvintes, exemplos: poemas, contos, romances, novelas, etc.
Ao término das considerações a respeito do conteúdo em estudo, atingiu-se um
certo patamar de aprofundamento do tema. Então, passou a etapa seguinte da atividade: o
educador solicitou aos alunos nova leitura dos textos referidos anteriormente, conforme cópia
em anexo. Assim, procedeu-se a leitura oral por alguns alunos e leitura coletiva de todos os
textos. Após esta etapa da atividade, o educador pediu que os alunos identificassem os textos
literários e os não-literário, apresentando justificativa.
A referida atividade aconteceu de forma participativa onde os alunos
respondiam oralmente os questionamentos do educador.
Desta forma, pode-se afirmar que, embora, o conhecimento intuitivo dos alunos
com relação aos textos literários e não-literário seja restrito, após os debates, questionamentos,
exposições de conceitos, exemplos, atividades realizadas, afirma-se que houve a compreensão
do conteúdo em estudo.

Anúncios

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

About author

The author does not say much about himself

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds

%d blogueiros gostam disto: